Educação Infantil

Educação Infantil

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PROJETO: “Brincando também se aprende”
1°Bimetre – ‘ Quanto tempo tem o tempo’

JUSTIFICATIVA


 “Quanto tempo o tempo tem?”
Esse projeto desenvolve atividades relacionadas ao tempo, a fim de permitir às crianças maior contato com as questões temporais, possibilitando-lhes a compreensão da influência deste marcador em suas vidas, e como este orienta a organização social bem como a sua própria rotina dentro da escola.

O problema adquire um sentido importante quando as crianças buscam soluções e discutem-nas com as outras crianças. Não se trata de situações que permitam “aplicar” o que já se sabe, mas sim daquelas que possibilitam produzir novos conhecimentos a partir dos que já se tem e em interação com novos desafios. Neste processo, o professor deve reconhecer as diferentes soluções, socializando os resultados encontrados. (BRASIL, 1998, p. 33).
         
No sentido de valorizar a ação do aluno como sujeito ativo, o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil, v.1 (BRASIL, 1998) traz a importância de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de que estas possam estabelecer relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos já construídos.  Esse processo possibilitará aos alunos modificarem seus conhecimentos prévios, ampliá-los com novas aprendizagens. Desse modo, foi possível criar situações de aprendizagens, nas quais puderam demonstrar e explicar seus conhecimentos por meio das diversas linguagens e assim, socializar, no grupo, suas vivências e experiências.
No convívio social os alunos se deparam com uma série de regras e convenções já estabelecidas: horários determinados, espaços delimitados, etc. Nesse sentido, é importante que tenham a oportunidade de refletir sobre essas questões, para que possam compreender a organização do grupo e descobrir maneiras de interagir num espaço comum.
A vida cotidiana, na escola, é regulada e ordenada pela questão temporal e, o relógio representa o artefato central. De acordo com Barbosa (2007).

 Ninguém pode negar o lugar de privilégio a esse objeto, que faz parte da vida cotidiana, marcando o ritmo da ação, medindo os rituais e ordenando os ciclos da existência. Ele é um símbolo cultural e, também, um mecanismo de controle social da duração do tempo (BARBOSA, 2007, p.139).

            Nesse sentido, o desenvolvimento da temática em questão torna-se relevante e necessária na medida em que possibilita a construção em relação às noções de tempo e localização temporal, proporcionando o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, como também estimulando a investigação científica e a busca pelo conhecimento através das atividades que foram propostas.
A noção de tempo será explorada nos seus diversos aspectos: ordem, sucessão, duração, simultaneidade e etc. Por exemplo: a sucessão dos dias (ontem, hoje, amanhã); a duração das atividades (mostrando que existem “diferentes tempos”, de acordo com o ritmo de cada pessoa); as noções de presente, passado e futuro. E muitos outros aspectos.
De forma, o estudo possibilitara responder questões como: O que é o tempo? Como marcamos o tempo? Para que serve o relógio? Que outros instrumentos marcam o tempo? Como os povos antigos se orientavam no tempo? Quais os tipos de relógios existem? Quais desses têm em sua casa? Como acontece o dia e a noite? Dentre outras questões, as quais estiveram orientadas por uma série de experiências.
O trabalho terá início através da narração da história “A história do Tempo”. E assim falaremos sobre o que querem e desejam saber mais sobre o assunto tempo.
Segundo Bizzo (2009):
É necessário dar voz ao aprendiz, que deve ficar consciente de como concebe a realidade que conhece. Ao fazê-lo falar sobre suas idéias, elas se tornam claras para o próprio sujeito. [...] Ao expor suas idéias, as crianças ficam contentes e é possível que isto esteja associado com um tipo de prazer parecido ao de montar um quebra-cabeça, uma satisfação intelectual (Bizzo, 2009 p. 66).

Objetivos:

·         Criar e desenvolver a noção temporal, através de diferentes situações de aprendizagem.
·         Conhecer o relógio sua função e desenvolver a noção das horas e o porquê que precisamos ser regrados e regularizados pelo tempo.
·         Perceber a diferença entre o dia e a noite, atribuindo objetos que simbolizem estas diferenças.
·         Compreender que existem outras formas de marcar o tempo e não só o relógio.
·         Conhecer as estações do ano e percebem que elas também determinam um certo tempo e suas características.
·         Compreender que o relógio não existiu sempre e que antigamente as pessoas se baseavam pelo sol e depois por outros instrumentos até o relógio ser inventado e observar diferentes modelos.
·         Perceber que o tempo passa para todo que a cada ano somos um ano mais velho e o que isso representa em nossas vidas.
·         Fazer a distinção do ontem, hoje e amanhã, conhecendo o presente, passado e futuro, para obste esta noção temporal tão importante.

Linguagem prioritária:
·        Linguagem do tempo
Linguagem complementares:
·        Linguagem Plástico-visual;
·         Linguagem das Brincadeiras e Jogos;
·        Linguagem Oral;
·        Linguagem da leitura e escrita;
·        Linguagem Lógico matemática;
·        Linguagem da Literatura Infantil;

Situações de aprendizagem possíveis de ser realizadas:

·         Confeccionar o calendário, onde será explorado diariamente, observando dias da semana, dias de números, mês, anos e tempo (clima), dando ênfase também ao trabalho do ontem (passado), hoje (presente), amanhã (futuro).
·         Confeccionar um relógio com os ponteiros móveis, onde será trabalhado através da música das caveiras, bem como a palavra relógio. Tendo como meta a compreensão das horas cheias, também compreendendo um pouco os segundos e minutos. Em cima deles também trabalhar a questão numérica observando quem conhece os números que nele estão.
·         Conversas relacionadas ao assunto, onde vamos falar sobre como era marcado o tempo antigamente, bem como outras formas de medir o tempo.
·         Confeccionar uma ampulheta, outra forma de marcar o tempo, com sucatas, garrafas pet fitas e arreia, fazendo competições de o que podem fazer até que a areia acabe, fazendo ampulhetas de diferentes tempos.
·         Trazer de casa relógio antigos para uma exposição na escola, tendo como meta analisar o quanto são velhos e como funcionavam.
·         Histórias infantil sobre o tema como: De hora em hora da Ruth Rocha, que fala sobre o que se pode fazer cada hora. E outras que surgirão ao longo do estudo.
·         Fazer uma comparação deles quando bebes e atualmente, percebendo que o tempo não passa só para os objetos como para eles e assim com o passa outras prioridades temos na vida.
·         Estudar o dia e a noite, observando características de cada um, onde o desenho da noite será realizado em folho preta, onde observarão o que podem usar para aparecer nesta folha diferente. Trabalho de escrita das palavras dia e noite.
·         Estudar as quatro estações do ano, atribuído características principais para cada estação. Trabalhando a escrita das palavras usando os carimbos de letras e desenhando cada uma. Compreendendo que as estações também são uma forma de tempo, assim como o clima, temperatura e o que acontece e podemos fazer em cada uma.
·          Fazer um cartaz da nossa rotina com vários relógios apontando as horas para cada situações para que passem a conhecer melhor a rotina e porque naquele momento devem parara de fazer uma coisa e começar a fazer outra.
·         Confeccionar um relógio de pulso com papel cartão para cada um onde deverão cuidar para que as horas de cada situação realizada seja marcada por eles em seus relógios.
·         A parlenda “O tempo perguntou pro tempo: quanto tempo o tempo tem? O tempo respondeu pro tempo. Que tem tanto tempo. Que nem o tempo poderá dizer quanto tempo o tempo tem”, falada em vários ritmos, cantada usando claves, proporcionou a exploração e o exercício da linguagem oral, além do diálogo sobre o tempo.


MATERIAIS:
Rádio CD, sucatas, materiais de expediente, livros de Histórias Infantis, maquina digital, diferentes instrumentos que marcam o tempo.

AVALIAÇÃO:
            Será feito mediante a registro e observação da professora



Possibilidades Pedagógicas do Texto Literário

Sequência Didática

1.                 Leitura Deleite: Advinha Quanto Te Amo - Sam Mc Bratney
2.                 Destaque do título e autor
3.                 Ilustração da capa
4.                 Proposta de atividades nas diversas áreas do conhecimento
No campo da Linguagem ( Lingua Portuguesa):
·                                             Concreto e abstrato - sentimento se mede? É palpavel? Outros sentimentos (como e onde medir);
·                                             Relacionar sentimentos de acordo com as expressões - corência e coesão;
·                                             Antônimos
·                                             Aumentativos e diminutivos
·                                             Verbos - registro das ações após vivenciá-las


No campo da Maatemática
·        Medida de tempo - representar no relógio a hora de dormir
·        Unidades de Medidas - cm, m e km relacionando-os às situações do livro
·        Largura/Altura/Comprimento
·        Relação Posicional
No campo das Ciências Biológicas
·        Dia e noite - percepção de tempo
·        Esquema corporal - Partes do corpo



A Festa no Céu


Possibilidades Pedagógicas

Matemática:

·                     Pesos e Medidas - estimar o peso do violão com e sem a tartaruga, distância percorrida até o céu e na queda.
·                     Velocidade - subida e descida
·                     Maior e Menor
·                     Medida de tempo - dia/noite - Calendário

História:

·                     Linha do tempo - o antes e o depois da tartaruga; sequência dos eventos.

Ciências:

·                     Modo de locomoção dos animais
·                     Tipo de alimentação
·                     Habitat

Geografia:

·                     Localização

Temas Transversais:

·                     Valores - amizade, mentira e seus efeitos, solidariedade e etc

Língua Portuguesa:

·                     Listas de convidados
·                     Listas de animais que voam e que não voam
·                     Ordem Alfabética
·                     Ortografia
·                     Sílabas iniciais e finais dos nomes dos animais
·                     Jogo da memória

Sequência Didática

1. Realizar a Leitura Deleite do texto: A Festa no Céu - Angela Lago
2. Listar com o auxílio dos alunos os nomes dos animais que participaram da festa
·                     Listar os animais que voam/não voam
·                     Listar os nomes dos alunos
·                     Ordenar alfabeticamente as listas produzidas
3. Propor estimativas:
·                                             Dos aimais mais leves/pesados;
·                                             Dos animais que caberiam dentro do violão (maior/menor);
·                                             Da duração do dia e da noite  e da duração da festa
4. Explorar medidas de tempo, propondo a leitura das horas no relógio analógico e digital
5. Explorar medidas de distância - cm, m e km.

Só um Minutinho - Yugi Morales



·                     Matemática - medida de tempoPossibilidades Pedagógicas

·                     Português - Linguagem
·                     Artes - Confecção de Relógios
·                     Ciências - Ciclo vital

Sequência Didática

Depois de ler a história perguntar se eles acham que realmente se passou um minutinho entre os eventos narrados. A partir da resposta indagar se sabem o que é um minuto.  Reler o livro e pedir que marquem quantos minutos aparecem na história, bem como, perguntar quando o esqueleto aparece e quando ele vai embora.
Montar com a turma um relógio e explicar sua função e como o lemos. Deixar que as crianças criem possibilidades da mudança de tempo.
Em seguida, introduzir que temos os dias e as noites e as questões referentes à passagem do tempo. Mostrar que o tempo passa para todos e temos um ciclo vital. Perguntar em qual estágio da vida eles acham que a vovó está e a partir disso explicar o ciclo da vida.  Pedir que cada criança faça uma linha do tempo do estágio da própria vida e como eles imaginam o futuro.


1.                 Leitura Deleite do livro "O grande Rabanete" de Tatiana Belinky
2.                 Interpretação Oral da história (recontagem, ordenação dos personagens, quantificação dos personagens)
3.                 Registro dos personagens e sua comparação, utilizando como parâmetro o tamanho.
4.                 Escrita do nome dos personagens e comparação da quantidade de letras e sílabas de cada nome, possibilitando o conflito entre o tamanho do nome e o ser nomeado. Exemplo: O nome vovô é pequeno, enquanto o vovô é grande. Já minhoca é um nome grande para um ser tão pequeno.
5.                 Resgate do momento em que o vovô percebe o crescimento do rabanete (pág. 8 e 9);
6.                 Conrsa dirigida sobre os tipos de vegetais (quais são da horta, pomar e jardim) para situar o rabanete.
7.                 Atividade prática: plantio da semente de feijão no copinho de café com registro diário do seu desenvolvimento.
8.                 Levar um rabanete para a sala e como na página 28 e 29, dividí-lo em partes iguais. comparar o tamanho do rabanete inteiro e do rabanete cortado.

Outras possibilidades de trabalho interdisciplinar:

·                     No campo da Linguagem ( Língua Portuguesa)
·                                             Composição e decomposição de palavras do texto
·                                             Lista de personagens 
·                                             Ordenação alfabética
·                                             Sequencia dos fatos
·                                             Pesquisar em família receitas com rabanete
·                     No campo da Matemática
·                                             Frações
·                                             Divisão em partes iguais
·                                             Relação um a um/Pareamento
·                                             Situações problema 
·                     No campo das ciências
·                                             Listar outros legumes com as mesmas características do rabanete
·                                             Produção de ficha técnica do rabanete
·                     No campo das Artes
·                                             Construção de máscaras dos personagens
·                                             Dramatização da história

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