PROJETO:
“Brincando também se aprende”
1°Bimetre
– ‘ Quanto tempo tem o tempo’
JUSTIFICATIVA
“Quanto tempo o tempo tem?”
Esse
projeto desenvolve atividades relacionadas ao tempo, a fim de permitir às
crianças maior contato com as questões temporais, possibilitando-lhes a
compreensão da influência deste marcador em suas vidas, e como este orienta a
organização social bem como a sua própria rotina dentro da escola.
O
problema adquire um sentido importante quando as crianças buscam soluções e
discutem-nas com as outras crianças. Não se trata de situações que permitam
“aplicar” o que já se sabe, mas sim daquelas que possibilitam produzir novos
conhecimentos a partir dos que já se tem e em interação com novos desafios.
Neste processo, o professor deve reconhecer as diferentes soluções,
socializando os resultados encontrados. (BRASIL, 1998, p. 33).
No
sentido de valorizar a ação do aluno como sujeito ativo, o Referencial
Curricular Nacional para a Educação infantil, v.1 (BRASIL, 1998) traz a
importância de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de que
estas possam estabelecer relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos
já construídos. Esse processo
possibilitará aos alunos modificarem seus conhecimentos prévios, ampliá-los com
novas aprendizagens. Desse modo, foi possível criar situações de aprendizagens,
nas quais puderam demonstrar e explicar seus conhecimentos por meio das
diversas linguagens e assim, socializar, no grupo, suas vivências e
experiências.
No
convívio social os alunos se deparam com uma série de regras e convenções já
estabelecidas: horários determinados, espaços delimitados, etc. Nesse sentido,
é importante que tenham a oportunidade de refletir sobre essas questões, para
que possam compreender a organização do grupo e descobrir maneiras de interagir
num espaço comum.
A vida
cotidiana, na escola, é regulada e ordenada pela questão temporal e, o relógio
representa o artefato central. De acordo com Barbosa (2007).
Ninguém pode negar o lugar de privilégio a
esse objeto, que faz parte da vida cotidiana, marcando o ritmo da ação, medindo
os rituais e ordenando os ciclos da existência. Ele é um símbolo cultural e,
também, um mecanismo de controle social da duração do tempo (BARBOSA, 2007,
p.139).
Nesse sentido, o desenvolvimento da
temática em questão torna-se relevante e necessária na medida em que
possibilita a construção em relação às noções de tempo e localização temporal,
proporcionando o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, como também
estimulando a investigação científica e a busca pelo conhecimento através das
atividades que foram propostas.
A
noção de tempo será explorada nos seus diversos aspectos: ordem, sucessão,
duração, simultaneidade e etc. Por exemplo: a sucessão dos dias (ontem, hoje,
amanhã); a duração das atividades (mostrando que existem “diferentes tempos”,
de acordo com o ritmo de cada pessoa); as noções de presente, passado e futuro.
E muitos outros aspectos.
De
forma, o estudo possibilitara responder questões como: O que é o tempo? Como
marcamos o tempo? Para que serve o relógio? Que outros instrumentos marcam o
tempo? Como os povos antigos se orientavam no tempo? Quais os tipos de relógios
existem? Quais desses têm em sua casa? Como acontece o dia e a noite? Dentre
outras questões, as quais estiveram orientadas por uma série de experiências.
O
trabalho terá início através da narração da história “A história do Tempo”. E
assim falaremos sobre o que querem e desejam saber mais sobre o assunto tempo.
Segundo
Bizzo (2009):
É
necessário dar voz ao aprendiz, que deve ficar consciente de como concebe a
realidade que conhece. Ao fazê-lo falar sobre suas idéias, elas se tornam
claras para o próprio sujeito. [...] Ao expor suas idéias, as crianças ficam
contentes e é possível que isto esteja associado com um tipo de prazer parecido
ao de montar um quebra-cabeça, uma satisfação intelectual (Bizzo, 2009 p. 66).
Objetivos:
· Criar e desenvolver a noção temporal,
através de diferentes situações de aprendizagem.
· Conhecer o relógio sua função e
desenvolver a noção das horas e o porquê que precisamos ser regrados e
regularizados pelo tempo.
· Perceber a diferença entre o dia e a
noite, atribuindo objetos que simbolizem estas diferenças.
· Compreender que existem outras formas
de marcar o tempo e não só o relógio.
· Conhecer as estações do ano e percebem
que elas também determinam um certo tempo e suas características.
· Compreender que o relógio não existiu
sempre e que antigamente as pessoas se baseavam pelo sol e depois por outros
instrumentos até o relógio ser inventado e observar diferentes modelos.
· Perceber que o tempo passa para todo
que a cada ano somos um ano mais velho e o que isso representa em nossas vidas.
· Fazer a distinção do ontem, hoje e
amanhã, conhecendo o presente, passado e futuro, para obste esta noção temporal
tão importante.
Linguagem
prioritária:
·
Linguagem do tempo
Linguagem
complementares:
·
Linguagem Plástico-visual;
·
Linguagem das Brincadeiras e Jogos;
·
Linguagem Oral;
·
Linguagem da leitura e escrita;
·
Linguagem Lógico matemática;
·
Linguagem da Literatura Infantil;
Situações
de aprendizagem possíveis de ser realizadas:
· Confeccionar o calendário, onde será
explorado diariamente, observando dias da semana, dias de números, mês, anos e
tempo (clima), dando ênfase também ao trabalho do ontem (passado), hoje
(presente), amanhã (futuro).
· Confeccionar um relógio com os
ponteiros móveis, onde será trabalhado através da música das caveiras, bem como
a palavra relógio. Tendo como meta a compreensão das horas cheias, também
compreendendo um pouco os segundos e minutos. Em cima deles também trabalhar a
questão numérica observando quem conhece os números que nele estão.
· Conversas relacionadas ao assunto,
onde vamos falar sobre como era marcado o tempo antigamente, bem como outras
formas de medir o tempo.
· Confeccionar uma ampulheta, outra
forma de marcar o tempo, com sucatas, garrafas pet fitas e arreia, fazendo
competições de o que podem fazer até que a areia acabe, fazendo ampulhetas de
diferentes tempos.
· Trazer de casa relógio antigos para
uma exposição na escola, tendo como meta analisar o quanto são velhos e como
funcionavam.
· Histórias infantil sobre o tema como:
De hora em hora da Ruth Rocha, que fala sobre o que se pode fazer cada hora. E
outras que surgirão ao longo do estudo.
· Fazer uma comparação deles quando
bebes e atualmente, percebendo que o tempo não passa só para os objetos como
para eles e assim com o passa outras prioridades temos na vida.
· Estudar o dia e a noite, observando
características de cada um, onde o desenho da noite será realizado em folho
preta, onde observarão o que podem usar para aparecer nesta folha diferente.
Trabalho de escrita das palavras dia e noite.
· Estudar as quatro estações do ano,
atribuído características principais para cada estação. Trabalhando a escrita
das palavras usando os carimbos de letras e desenhando cada uma. Compreendendo
que as estações também são uma forma de tempo, assim como o clima, temperatura
e o que acontece e podemos fazer em cada uma.
· Fazer um cartaz da nossa rotina com
vários relógios apontando as horas para cada situações para que passem a
conhecer melhor a rotina e porque naquele momento devem parara de fazer uma
coisa e começar a fazer outra.
· Confeccionar um relógio de pulso com
papel cartão para cada um onde deverão cuidar para que as horas de cada
situação realizada seja marcada por eles em seus relógios.
· A parlenda “O tempo perguntou pro
tempo: quanto tempo o tempo tem? O tempo respondeu pro tempo. Que tem tanto
tempo. Que nem o tempo poderá dizer quanto tempo o tempo tem”, falada em vários
ritmos, cantada usando claves, proporcionou a exploração e o exercício da
linguagem oral, além do diálogo sobre o tempo.
MATERIAIS:
Rádio CD, sucatas, materiais
de expediente, livros de Histórias Infantis, maquina digital, diferentes
instrumentos que marcam o tempo.
AVALIAÇÃO:
Será feito mediante a registro e observação da professora
Possibilidades
Pedagógicas do Texto Literário
Sequência
Didática
1.
Leitura Deleite: Advinha Quanto Te
Amo - Sam Mc Bratney
2.
Destaque do título e autor
3.
Ilustração da capa
4.
Proposta de atividades nas diversas
áreas do conhecimento
No campo da Linguagem ( Lingua
Portuguesa):
·
Concreto e abstrato - sentimento se
mede? É palpavel? Outros sentimentos (como e onde medir);
·
Relacionar sentimentos de acordo com
as expressões - corência e coesão;
·
Antônimos
·
Aumentativos e diminutivos
·
Verbos - registro das ações após
vivenciá-las
No campo da Maatemática
·
Medida de tempo - representar no relógio
a hora de dormir
·
Unidades de Medidas - cm, m e km
relacionando-os às situações do livro
·
Largura/Altura/Comprimento
·
Relação Posicional
No campo das Ciências Biológicas
·
Dia e noite - percepção de tempo
·
Esquema corporal - Partes do corpo
A Festa
no Céu
Possibilidades
Pedagógicas
Matemática:
·
Pesos e Medidas - estimar o peso do violão com e sem a
tartaruga, distância percorrida até o céu e na queda.
·
Velocidade - subida e descida
·
Maior e Menor
·
Medida de tempo - dia/noite - Calendário
História:
·
Linha do tempo - o antes e o depois da tartaruga; sequência dos
eventos.
Ciências:
·
Modo de locomoção dos animais
·
Tipo de alimentação
·
Habitat
Geografia:
·
Localização
Temas
Transversais:
·
Valores - amizade, mentira e seus efeitos, solidariedade e etc
Língua
Portuguesa:
·
Listas de convidados
·
Listas de animais que voam e que não voam
·
Ordem Alfabética
·
Ortografia
·
Sílabas iniciais e finais dos nomes dos animais
·
Jogo da memória
Sequência
Didática
1. Realizar a Leitura Deleite do
texto: A Festa no Céu - Angela Lago
2. Listar com o auxílio dos alunos os
nomes dos animais que participaram da festa
·
Listar os animais que voam/não voam
·
Listar os nomes dos alunos
·
Ordenar alfabeticamente as listas
produzidas
3. Propor estimativas:
·
Dos aimais mais leves/pesados;
·
Dos animais que caberiam dentro do
violão (maior/menor);
·
Da duração do dia e da noite e
da duração da festa
4. Explorar medidas de tempo,
propondo a leitura das horas no relógio analógico e digital
5. Explorar medidas de distância -
cm, m e km.
Só um
Minutinho - Yugi Morales
·
Matemática - medida de tempoPossibilidades
Pedagógicas
·
Português - Linguagem
·
Artes - Confecção de Relógios
·
Ciências - Ciclo vital
Sequência
Didática
Depois de
ler a história perguntar se eles acham que realmente se passou um minutinho
entre os eventos narrados. A partir da resposta indagar se sabem o que é um
minuto. Reler o livro e pedir que marquem quantos minutos aparecem na
história, bem como, perguntar quando o esqueleto aparece e quando ele vai
embora.
Montar
com a turma um relógio e explicar sua função e como o lemos. Deixar que as
crianças criem possibilidades da mudança de tempo.
Em
seguida, introduzir que temos os dias e as noites e as questões referentes à
passagem do tempo. Mostrar que o tempo passa para todos e temos um ciclo vital.
Perguntar em qual estágio da vida eles acham que a vovó está e a partir disso
explicar o ciclo da vida. Pedir que cada criança faça uma linha do tempo
do estágio da própria vida e como eles imaginam o futuro.
1.
Leitura Deleite do livro "O
grande Rabanete" de Tatiana Belinky
2.
Interpretação Oral da história
(recontagem, ordenação dos personagens, quantificação dos personagens)
3.
Registro dos personagens e sua
comparação, utilizando como parâmetro o tamanho.
4.
Escrita do nome dos personagens e
comparação da quantidade de letras e sílabas de cada nome, possibilitando o
conflito entre o tamanho do nome e o ser nomeado. Exemplo: O nome vovô é pequeno,
enquanto o vovô é grande. Já minhoca é um nome grande para um ser tão pequeno.
5.
Resgate do momento em que o vovô
percebe o crescimento do rabanete (pág. 8 e 9);
6.
Conrsa dirigida sobre os tipos de
vegetais (quais são da horta, pomar e jardim) para situar o rabanete.
7.
Atividade prática: plantio da semente
de feijão no copinho de café com registro diário do seu desenvolvimento.
8.
Levar um rabanete para a sala e como
na página 28 e 29, dividí-lo em partes iguais. comparar o tamanho do rabanete
inteiro e do rabanete cortado.
Outras possibilidades de trabalho
interdisciplinar:
·
No campo da Linguagem ( Língua
Portuguesa)
·
Composição e decomposição de palavras
do texto
·
Lista de personagens
·
Ordenação alfabética
·
Sequencia dos fatos
·
Pesquisar em família receitas com rabanete
·
No campo da Matemática
·
Frações
·
Divisão em partes iguais
·
Relação um a um/Pareamento
·
Situações problema
·
No campo das ciências
·
Listar outros legumes com as mesmas
características do rabanete
·
Produção de ficha técnica do rabanete
·
No campo das Artes
·
Construção de máscaras dos
personagens
·
Dramatização da história
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